Como Plantar e Cuidar das Rosas?

Plantar e cuidar

Você está preparado para realçar a beleza do seu jardim? Considere adicionar rosas. As rosas têm lindas flores e um cheiro agradável, e as pessoas gostam delas há muito tempo. Aqui falaremos de como plantar e cuidar do seu próprio roseiral. Quer você tenha experiência em jardinagem ou esteja apenas começando, você encontrará tudo o que precisa para cultivar rosas saudáveis ​​e bonitas.

Os 06 passos para plantar e cuidar das rosas

1. Escolher o lugar certo

Escolhendo o local certo antes de começar a plantar suas rosas, você precisa encontrar o melhor local em seu jardim. As rosas gostam de crescer em locais que recebem pelo menos seis horas de luz solar por dia. Elas também gostam de solo com boa drenagem porque, se a água permanecer, pode causar o apodrecimento das raízes. Ao escolher onde plantar suas rosas, contudo, certifique-se de que haja espaço suficiente para que elas cresçam grandes e saudáveis.

2. Preparação do solo

Encontrado o local perfeito, é hora de iniciar o preparo do solo. Rosas são aquelas que florescem em solo rico, argiloso e, ao mesmo tempo, o pH do solo deve estar entre 6,0 e 7,0. Se você não tem certeza sobre o pH do solo, pode comprar um kit de teste de solo em seu centro de jardinagem local. A fertilidade e a drenagem do solo são melhoradas pela adição de matéria orgânica, como composto ou esterco. Assim, você poderá dar às suas rosas os nutrientes necessários para crescerem e floresçam.

3. O segredo para plantar e cuidar das suas rosas

Agora que o solo está preparado, chegou a hora de plantar suas rosas. Além disso, a época ideal para plantar é durante a estação de dormência, que geralmente ocorre no início da primavera ou no final do outono. Ainda mais, as rosas de raiz nua devem ser embebidas em água por algumas horas antes do plantio para hidratar as raízes.

Em primeiro lugar, cave um buraco que seja grande o suficiente para acomodar o sistema radicular, que geralmente tem o dobro do tamanho da raiz. Preencha o buraco com terra e certifique-se de que a união do enxerto (que é a parte inchada onde a rosa é enxertada no porta-enxerto) fica logo acima do nível do solo. Além disso, encha o buraco com terra e pressione suavemente ao redor da base da planta. Regue bem a água para deixar o solo firme e eliminar as bolsas de ar.

4. Cuidando de suas rosas

As rosas precisam de umidade constante para crescer e florescer lindamente. Regue suas rosas profunda e regularmente, especialmente quando estiver seco. Contudo, o principal objetivo é manter o nível de umidade do solo, que deve ser distribuído uniformemente, mas não encharcado. Uma boa dica é dar cerca de um centímetro de água por semana, seja por precipitação natural ou por conta própria.

Para manter a umidade e suprimir o crescimento de ervas daninhas, coloque uma camada de cobertura morta ao redor da base das rosas. Coberturas orgânicas como lascas de casca, folhas desfiadas ou palha são as melhores opções. A aplicação de uma camada de (aprox. 8 cm), apesar disso, mantendo-a a alguns centímetros do caule, deve ser feita para evitar o apodrecimento.

5. Fertilização e Poda

As rosas alimentam-se muito e, portanto, precisam de fertilização regular durante a estação de crescimento. O uso de um fertilizante bem balanceado e de liberação lenta, feito especialmente para rosas, é a melhor opção. Siga as instruções da embalagem quanto às taxas e frequência de aplicação. Não fertilize demais, pois isso resultará em um crescimento excessivo das folhas, o que prejudicará a produção de flores.

A poda é um dos aspectos mais importantes do cuidado das rosas. É responsável pela conservação da forma da planta, pela promoção do crescimento saudável e pela produção de flores abundantes. A época mais apropriada para a poda é no final do inverno ou início da primavera, quando o novo crescimento começa a aparecer. Corte toda a madeira morta, danificada ou doente, também os galhos cruzados e friccionados. Corte os galhos em um ângulo de 45 graus, diretamente acima de um botão voltado para fora.

6. Controle de pragas e doenças

Tal como acontece com a maioria das plantas, as rosas são propensas a diversas pragas e doenças. Os problemas típicos são pulgões, ácaros, manchas pretas e oídio. Para diminuir os problemas, cuide bem das suas rosas e assim elas ficarão saudáveis. Verifique regularmente suas plantas em busca de indicações de problemas e resolva-as o mais rápido possível.

Para o controle de pragas, você deve começar primeiro com os métodos naturais, por exemplo, você pode escolher insetos manualmente ou usar um forte jato de água para desalojá-los. Em caso de necessidade, podem ser utilizados óleos hortícolas, menos tóxicos para os insetos benéficos. Para evitar a propagação de doenças fúngicas, é necessário ter uma boa circulação de ar, espaçando adequadamente as rosas e evitando regas aéreas. Livre-se e jogue fora as folhas infectadas para que a doença não se espalhe.

Desfrutando do seu jardim de rosas

Para plantar, cuidar e desfrutar bem do seu roseiral e te dar lindas flores e um agradável cheiro de rosas durante todo o período de cultivo, você deve pelo menos dedicar algum tempo às suas rosas, o que pode ser feito olhando-as no jardim ou cortando alguns caules para fazer um lindo buquê para sua casa.

Com a sua experiência em jardinagem de rosas, você pode experimentar variedades e cores para fazer um jardim de rosas que seja verdadeiramente seu e único. Com a infinidade de opções disponíveis, desde os reverenciados chás híbridos até as lindas rosas antiquadas, você nunca ficará sem ideias para cultivar e enriquecer sua coleção.

Plantar e cuidar de rosas pode parecer uma tarefa muito difícil para um iniciante, mas com um pouco de conhecimento e muito trabalho você poderá fazer um lindo jardim de rosas que será o orgulho do seu bairro. Através da escolha do local adequado, do preparo do solo e do bom cuidado e manutenção, você estará no caminho de desfrutar por muito tempo dessas belezas eternas. Portanto, coloque a mão na massa e descubra o prazer e a realização de cultivar suas próprias rosas!

Você também vai gostar:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.