Curiosidades

A Deslumbrante Aurora Boreal

A Aurora Boreal é conhecida como uma das vistas mais incrível e inspiradora da natureza. Aparecendo nos céus noturnos das regiões árticas, este incrível espetáculo de luzes é o resultado de colisões entre partículas eletricamente carregadas do Sol que entram na atmosfera da Terra e colidem com gases como oxigênio e nitrogênio. Essas interações com gases atmosféricos emitem rajadas de luz visível em várias cores, como verde, vermelho, amarelo, azul e violeta.

Quando e onde podemos ver a aurora boreal?

Quanto mais ao norte você viajar, maiores serão as chances de avistar a Aurora Boreal. Por quê? Devido a uma frequência em uma faixa em um anel gigante centrado em torno dos polos magnéticos da Terra. Lugares populares para ver a exibição deslumbrante incluem no Alasca, Canadá, Groenlândia, Islândia, Noruega, Suécia e Finlândia. O final do outono até o início da primavera oferece horas de escuridão, o que é necessário para ver as luzes que aparecem cerca de 240 noites por ano em lugares como Fairbanks, no Alasca.

Os estudiosos observam que, a Aurora Boreal pode ser bem visualizada no hemisfério norte, entre setembro e abril, em noites claras, entre 22h e 2h. Preste atenção às previsões diárias da meteorologia durante esses meses para prever quando é provável uma aparição. Os grupos para observação de estrelas e fotografia também exploram locais com antecedência e relatam condições ideais de visualização para ajudar os caçadores de aurora a planejarem avistamentos bem-sucedidos. Com explosões rápidas e mudanças na atividade, onde é a parte da magia que reside na imprevisibilidade que acompanha o testemunho deste fenômeno celestial.

A Aurora boreal e suas Lendas

Durante séculos, a aurora boreal inspirou lendas e histórias entre as tribos aborígenes do Alasca, Canadá e Groenlândia. O folclore local descreve as ondas brilhantes de luz que ondulam no céu noturno como espíritos de ancestrais dançando nos céus ou fogueiras sendo acesas para guiar os viajantes pela tundra ártica. Algumas tribos aborígines até incorporam a Aurora Boreal em danças comemorativas, imitando os movimentos fluidos e oscilantes. Na época medieval, os contos populares europeus alertavam que as luzes eram um sinal ameaçador de guerra ou sofrimento.

Observa-se que medida que a ciência lança mais luz sobre a Aurora Boreal, sabemos que ela é simplesmente uma maravilha astronômica deslumbrante que nos permite vislumbrar atividade a quase 100 km acima da superfície da Terra. As luzes dançantes ainda conseguem parecer surreais, mesmo nos tempos modernos, enquanto contemplamos maravilhados a arte da natureza que pinta a noite.

As Cores e causas por trás da Aurora Boreal

As cores da Aurora boreal resultam da colisão de diferentes gases atmosféricos com partículas carregadas do vento solar. Os tons mais comuns de verde brilhante e verde-amarelo ocorrem em colisões com átomos de oxigênio a cerca de (aprox. 97 km) de altura.

O brilho geral da Aurora Boreal depende da atividade do Sol. Somente as partículas mais energéticas podem penetrar profundamente na atmosfera para excitar os gases atmosféricos que brilham quando colidem. Durante o pico do ciclo solar de 11 anos, as aparições da aurora boreal aumentam à medida que as tempestades geomagnéticas alimentam exibições mais deslumbrantes.

Uma memória para toda a vida

Avistar a Aurora Boreal costuma estar no topo da lista de desejos dos viajantes ao planejar uma viagem para destinos do norte, como Islândia, Finlândia, Canadá, Alasca ou Noruega. Testemunhar as brilhantes cortinas de luz dançando no céu do Ártico é a viagem da sua vida. A beleza excepcional e a qualidade efêmera tornam as paisagens incrivelmente inesquecíveis. Até mesmo captar um brilho verde sutil espalhando-se pelo horizonte ou um leve brilho de luz roxa no céu noturno causa uma impressão que durará para sempre. Os viajantes anseiam por experimentar a aurora boreal em toda a sua intensidade pela magnitude e magia da arte celestial da natureza em exibição.

Hélida Costa

Compartilhar
Publicado por:
Hélida Costa

Posts Recentes

Por que a Flor Astilbe é Encantadora?

Introdução A flor astilbe é fascinante por sua delicadeza. Contudo, é seguro dizer que você…

6 meses atrás

Com Fazer a Escrita Hipnótica de um livro?

Introdução Você já leu um livro ou artigo que não conseguia parar de ler até…

6 meses atrás

As 10 Dicas na Resenha Crítica de um Livro

Introdução A importância das 10 dicas na resenha critica do livro é necessário para despertar…

6 meses atrás

Como Escrever um Livro em 10 Etapas?

Escrever um livro não é um passeio no parque, mas sim um processo rigoroso que…

6 meses atrás

Como Fazer a Sinopse de um Livro?

Imagina se você estiver enviando seu romance para agentes literários ou editoras, a sinopse do…

6 meses atrás

As 12 Etapas para Elaborar a Introduções e Conclusões de Livros

Quando se trata de literatura, é sabido que a primeira e a última página de…

6 meses atrás

This website uses cookies.